Curió GUARDIÃO

CURIÓ "GUARDIÃO"
 
Vários curiozeiros anseiam pelas informações à respeito da história deste conhecido pássaro e como eu tenho vários amigos que o conheceram bem essa genética e já tiveram inclusive o pai do guardião em seu plantel, resolvi fazer uma rápida pesquisa e apresentar  a história do Curió "Guardião". Como disse, foi uma pesquisa rápida junto aos amigos do dia a dia e não houve tempo hábil para conversar com cada um dos ex-donos e aprofundar a matéria. Assim sendo, tomo a liberdade para complementar algumas informações, que porventura possam não expressem a realidade.
 
Conta o Sr. Pedro, morador da cidade de Osasco-SP, região da Grande São Paulo, que o Pirracha, Pai do  "Guardião", nasceu no plantel do italiano, também morador dessa cidade. Esteve em sua casa (casa do Sr. Pedro) recebendo cuidados até a fase do desmame e retornou para o plantel do italiano, lá ficando até a fase adulta. Diz o Sr. Pedro, demonstrando conhecer muito bem a história, que o Pirracha foi um pássaro de poucas notas no canto, mas de muitíssima repetição. Conta que o Italiano tinha outros curiós de canto paracambí e achava que o Pirracha tinha assimilado algumas notas desse canto, mas os amigos acham que de fato isso não aconteceu. Ainda na cidade de Osasco-SP, o pai do "Guardião" esteve no plantel do Zinhão e do Gilmar, que o levou para a cidade de Botucatú-SP, onde mora seu irmão Silvio. Relembro aos amigos que, nesta cidade de Botucatu,-SP foi onde o curió “Gaiola Preta” deixou o maior número de filhos. Foi também em Botucatú-SP, que nasceram outros grandes curiós que se destacaram no canto Praia Grande Clássico, como por exemplo, o Curió "Senador", o Curió "Samurai", etc... Voltando ao assunto sobre o "Guardião", no plantel do Sr. Silvio, o Pirracha ficou por alguns anos e lá cruzou com várias fêmeas, entre elas uma fêmea filha de (Senadora X Gaiola Preta), de onde nasceu o "Guardião". Destacou-se ainda pardo, quando veio para São Paulo para o Sr. Neri, já cantando o Praia Grande Clássico. Devido ao seu belo canto e alta repetição, despertou logo o interesse dos grandes criadores de curiós de canto Praia Grande Clássico da região. Esteve com o Sr. Alfredo da cidade de Guarulhos-SP, com o Sr. Dário na cidade de Jundiaí-SP, com o Sr. Dimas na cidade de Pouso Alegre-MG.
Grande Raçador, por onde passou mostrou que a sua genética é dominante, deixando sempre filhos e netos que se destacaram no Praia Grande Clássico.
 
Escrito por Geraldo Ribeiro dos Santos