VALORIZAÇÃO DOS FILHOTES

23/12/2011 15:53

 

QUANTO AO PAI: Como a preferência dos curiozeiros mais e mais tem sido por Curiós repetidores e acreditando-se que a característica de repetição é transmitida geneticamente pelos machos adultos, parece lógico que o criador deve preferencialmente possuir um macho galador REPETIDOR, mesmo que o canto seja de baixa qualidade (lembre-se que o macho só deve ser trazido para o ambiente das fêmeas para galar e após levado para a outra casa distante o suficiente para NUNCA ser ouvidos pelos filhotes). É interessante para o criador que o macho galador tenham mais de 4 anos de idade.
 
QUANTO À MÃE: é interessante o criador possuir fêmeas de origem e genética comprovadas de repetição e nunca fêmeas silvestres  (cada macho normalmente tem condições de acasalar-se com até 15 ou 20 fêmeas) que:
Sejam mães de curiós com ótimas voz e preferencialmente também repetidoras.
Irmãs ou filhas de curiós repetidores e com ótima voz.
Netas ou bisnetas, avós, bisavós e outros graus de parentesco de curiós repetidores e com ótima voz.
Hoje, em  nossa  criação já podemos oferecer o mapa genético de nossas matrizes e filhotes, assim como, a sexagem via DNA, garantindo uma compra segura. Criadores Reunidos  Dois Irmãos/ Criadouro Comercial de curió e bicudo
OBS: Alguns criadores experientes anualmente adquirem machos e fêmeas de outros criadores, a fim de, aprimorar sua genética e evitar a consangüinidade.