O CANTO PRAIA CLÁSSICO

23/12/2011 15:58

 

canto Praia Grande surgiu no litoral sul de são Paulo na região de Praia Grande .

 

Em Praia Grande se ouvia    :  Quim Quim Tuá Tuá

Em Pedro taques se ouvia   :  Quim Quim Tué tué

Em Samarita se ouvia           :   Uil Uil  té té

E na Serra da Mantiqueira   :  Quim Quim Tais Tais

 

A junção e evolução de todos esses cantos é que chamamos atualmente de Canto Ana dias .

 O primeiro movimento do canto praia grande é finalizado da seguinte forma :

Ti tui  té té  Quim Quim toi  té té  tué tué tué

Particulamente acho esta formação musicalmente correta com a finalização em tríade uníssona: tué tué tué, contudo a formação em dual também é aceita . No meu entender a formação tetrasónica  ou pentasónica alonga demasiadamente a junção dos dois movimentos provocando uma sensação musical de cansaço e finalização o que não é o caso

 , pois , a finalidade do primeiro movimento é introduzir o segundo sem descontinuidade do andamento ,estas duas ou três batidas de praia devem ser executadas em uníssono sem formação ancendente ou descendentes . O segundo movimento deve induzir a sensação de giro sem descontinuidade do andamento estas duas ou três batidas devem ser em unissono sem formação ascendente ou descendente .

Atualmente é muito interessante a formação tetrasónica  ou pentasónica caracterizando assim o agradável balanço , neste momento as batidas de praia deve continuar sem descontinuidade do andamento . já no  canto de saída , ai sim, o final da cantada ou seja o final do último modulo de repetição o ideal :

Quim Quim  té té  Uil Uil  té té  Quim Quim toi  té té  tué tué tué tué tué ,  de forma descendente.

Particulamente  acho a formação pentasónica descendente correta , com finalização alongada sem unisóno . Esta formação deve insinuar gradativamente o encerramento do canto, contudo formação em tríade  ou tetrasónica também são aceitas . Fora do exposto no meu entender compromete a estética musical que deve ser encerramento gradual e descendente.