EXISTE ALGUM SEGREDO PARA O APRENDIZADO DO CANTO PRAIA GRANDE CLÁSSICO?

25/12/2011 11:00

 

Na verdade, não podemos afirmar em “segredos”, mas sim em  cuidados que devemos tomar para o encaminhamento dos filhotes. Podemos afirmar que não existe lógica. Os preceitos aqui mencionados, muitas vezes podem não ser exatos, porém, fazem parte de exaustivas experiências e tentativas no mais puro empirismo, com resultados altamente satisfatórios.
 
A primeira condição, que considero sine quo non, é adquirir filhote de criadores idôneos, devidamente regularizados junto ao Ibama e que se preocupem no manejo, ou seja, que possuam ambientes próprios e isolados acusticamente entre si: de galadores, fêmeas se aprontando, em choco, com filhotes e dos filhotes propriamente ditos. Observe o critério do criador na escolha das matrizes, o histórico das raças, dos ascendentes e dos resultados obtidos nas temporadas anteriores, bem como no tocante à higiene, na qualidade do aparelho acústico e o que ele está tocando para os filhotes ouvirem desde o início.
 
Veja se não há extravasamento de som de um ambiente para o outro, pois, lembre-se: o curió possui uma capacidade auditiva cerca de dez vezes superior à nossa. Preste atenção no mestre (caso o possua). Ele não deverá possuir: vícios e deficiências no canto, como ausência de entrada, omissão constante de determinada nota, notas estranhas, rasgada feia ou em excesso, batidas semitonadas, quim tói  e até abertura. Afinal, o filhote tem maior probabilidade de absorver a parte errada. É preferível que o mestre não cante o dia inteiro para os filhotes, pois nem todo curió canta perfeito durante o dia todo. Há momentos do dia em que o mesmo canta “de farra, brinca”.
 
E o Cd ou fita que devo tocar? Selo prata, ouro, laranja etc?  Neste critério,  acredito que o que mais importa é o que ele aprendeu a cantar. É preciso facilitar o aprendizado desde o início. Basta tecermos comparações com as crianças. Sr. Olívio, afirma que o curió precisa ter recursos no tocante a sua genética  em voz , repetições e no aprendizado de um selo prata, marrom, laranja etc. São pequenos detalhes que fazem a diferença.  Jamais deveremos tocar Cds ou fitas piratas, pois, comprovadamente comprometem o aprendizado, pois sua freqüência  está muito incompatível com a faixa audível dos curiós.
 
Adquirido o filhote, o ideal é que ele fique sozinho, em um ambiente próprio, personalizado, com acústica satisfatória, somente com o aparelho de Cd ou fita (com timer e fotocélula). Não ter mais do que um curió por ambiente. Se adquirir mais de um filhote, na fase de marcação de notas deverá separá-lo dos demais, pois poderão retardá-lo ou estragá-lo  e vice-versa. Não fique estimulando para ele cantar logo, pois poderá vir “gritando” , atropelando as notas do canto e viciar  nas falhas e assim, poderá ter todo o trabalho em vão.  Atente para os sons exteriores como o de outras aves (canário do reino, coleirinhas, azulões, bigodinhos, pixoxó ou principalmente outro curió que não cante corretamente) , pois o curió tem grande facilidade em imitá-los. Pode-se colocar música ambiente durante a pausa do timer para abafar o som exterior.
 
Uma vez iniciado os primeiros assobios do filhote, observar: entrada de canto, provável omissão ou colocação errônea das notas, captar o timbre de voz e tendência de repetições e notas estranhas. Ter a sensibilidade de manter ou trocar o Cd ou fita para suprir determinadas falhas ou estimulá-lo a repetir ou melhorar o andamento e melodia do canto. É preciso entender o pardo. Saber de suas necessidades.
 
Não poupe na alimentação e saúde, ofereça uma dieta balanceada de sementes, farinhada de excelente qualidade, minerais, extrusados, suplementos vitamínicos, probióticos e gaiolas grandes para que possa voar etc. Associe-se a um Clube e mantenha sua situação regularizada perante o Ibama. Assista às palestras e cursos que frequentemente são ministrados pelo Sr. Olívio Nishiura.
 
O ingrediente principal é ter amor e paciência, combustíveis vitais para o êxito em suas conquistas. 
 
Serginho Minami